Lagoinha do Leste

O último destino da nossa viagem “Da Serra ao Litoral” foi a maravilhosa praia da Lagoinha do Leste em Florianópolis. Mais uma vez, aconteceu, vamos para a frase famosa por aqui “esse era um dos destinos que não estava no roteiro”. A viagem acabou e usamos tanto isso que parece que nem tinha um roteiro, mas tinha. Dias antes de chegar ao litoral, trocamos algumas mensagens com um casal de amigos de Florianópolis e combinamos um possível encontro pela ilha.

Como contamos no último post, passamos mais uma noite em um posto de combustível e pela manhã seguimos para a capital do estado. Conversamos com o Thiago, do Giraffes on the Road, e ficou combinado que iríamos fazer a trilha da Lagoinha do Leste no início da tarde. Chegamos com a Kombi na praia do Pântano do Sul antes do almoço, paramos em um estacionamento e mais uma vez conversamos para saber se não teria problemas fazer nossa comida por ali. Depois do almoço, passeamos pela praia que ficava ali pertinho. O Germano passava suas férias durante a infância nessa praia, então foi um momento nostalgia da viagem. Inclusive, ele fez essa mesma trilha quando era criança.

Esperamos o Thiago, enquanto conversamos com o senhor que cuidava do estacionamento. Com todo mundo por lá, iniciamos a trilha. São uns 40 minutos de caminhada, você começa subindo e depois desce até a praia. A praia é maravilhosa e de lá, partimos para mais uma subida até algumas pedras que formam um mirante natural. Além do mar, nessa praia também tem um lago e um rio, você pode tomar banho na água doce ou na salgada.

O acesso até a Lagoinha do Leste pode ser feito por duas trilhas ou por barcos, no dia em nós fomos os barcos não estavam trabalhando devido a maré. Passamos o finalzinho da tarde passeando por lá e aproveitando a paisagem. Cruzamos o caminho com outras pessoas, algumas a passeio e outras com barracas para acampar por lá, alguns acampamentos já estavam montados e ficamos com vontade de voltar para lá e aproveitar por alguns diazinhos.

O Thiago, que nos acompanhou, é fotógrafo e registrou todo o nosso passeio.

Você pode conferir mais fotos no site dele, neste link.

Depois de passar o dia na praia, voltamos para mais uma noite no mesmo posto de gasolina e no dia seguinte seguimos para Penha. Por lá, nos hospedamos na casa do meu irmão por dois dias, enquanto concluímos alguns trabalhos pela região.

O vídeo da nossa passagem por Floripa, você confere abaixo:

Até mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *